24 abril, 2012

O meu livre pensamento



Amanhã é dia 25 de Abril dia da revolução dos cravos.  Politiquices à parte é um facto que muitos filhos da madrugada  pouco ou nada sabem do que foi o estado novo. É uma pena! Porque só o conhecimento pode manter firme o nosso direito à liberdade de expressão e o conhecimento implica conformarmo-nos com o que foi bom e o que foi mau e não colocar em mãos alheias os louros das nossas conquistas. Não podemos esquecer aqueles que, sem ansia de poder, glorificaram o ser humano, a liberdade e a fraternidade. Deixo aqui uma homenagem a 3 grandes homens que a politica teima em querer fazer esquecer : Salgueiro Maia, o capitão de Abril que entregou com flores a liberdade a uma nação; Aristides Sousa Mendes um herói que salvou vidas anónimas  durante a segunda guerra mundial, contra a vontade de um ditador e Humberto Delgado, o general sem medo, que veio restituir a um povo a ideia de que era capaz.
Não vamos esquecer aquilo que a historia nos ensina!
Não podemos deixar abandonar os sonhos e as esperanças  daqueles que sofreram e lutaram para que eu pudesse estar aqui a escrever e alguém por aí a ler...
Por isso escolhi a canção Abandono da Amália Rodrigues, um simbolo da cultura do nosso povo, que cantou esta canção em honra do seu amigo Alain Oulman, também ele um deportado devido ao seu livre pensamento. É esta a minha mensagem de hoje, através do projecto Amália Hoje, não esqueçam o que o ontem trouxe e o que a inércia nos pode trazer amanhã. Nós somos capazes : liberdade de expressão, livre pensamento, capacidade de resposta, conhecimento, educação, justiça e civilização SEMPRE!!